Monday, April 23, 2007

Apresentação Final

Com o ano praticamente no fim, a nossa turma decidiu fazer uma apresentação final dos trabalhos de Área de Projecto, que se vai realizar no dia 1 de Maio, pelas 15:00h no auditório da Escola Secundária da Maia. Como tal, gostaríamos de convidar todos os interessados a assistir à apresentação do nosso trabalho a comparecer no local e data já referidos.

Thursday, March 1, 2007

Distensões

As distensões ocorrem, normalmente, em situações de grande esforço muscular explosivo, em curtos períodos de tempo.
Quando a força sobre o músculo excede a sua resistência natural pode haver ruptura, como em casos de sobrecarga durante a tracção muscular excêntrica.
As distensões costumam ocorrer nos músculos que movimentam duas articulações, como os músculos posteriores da coxa, que flexionam o joelho e estendem a articulação dos quadris.
Podem ser classificadas de acordo com o grau da ruptura: o primeiro e segundo graus envolvem ruptura parcial, e o terceiro refere-se a rupturas completas ou separação.
-Sintomas
  1. Dor aguda no momento da lesão e durante a contracção do músculo.
  2. Em rupturas parciais, a dor resultante pode inibir a contracção muscular. Em rupturas completas, os músculos são incapazes de se contrair por questões mecânicas.
  3. Em rupturas parciais, algumas vezes é possível palpar o defeito muscular durante o exame. Em rupturas completas, o defeito pode ser palpado ao longo de todo o ventre muscular (semelhante a um pequeno tumor).
  4. Sensibilidade e inchaço localizados são frequentes na região afectada.
-Cicatrização
Quando um músculo é excessivamente distendido, as fibras musculares e os vasos sanguíneos rompem-se. As extremidades rompidas retraem-se, e a área lesada é preenchida por sangue. No inicio, haverá inflamação e, em seguida, reabsorção do sangue. O reparo envolve a formação de novas fibras musculares (regeneração) e, simultaneamente, produção de tecido cicatricial (tecido de granulação).
Deste modo, é importante que, após a lesão, o paciente siga um programa de reabilitação a longo prazo.

Pubalgia

A pubalgia é uma lesão frequente na prática de qualquer actividade desportiva. Esta lesão origina-se na zona abdominal e é caracterizada por dores intensas após a actividade física.

O osso da púbis é um dos ossos da bacia pélvica que oferece sustentação aos órgãos abdominais. A dor originada na púbis tem diversas causas, como por exemplo, o treino intenso o que provoca inflamação e dor.

A Prevenção envolve programação dos treinos por especialistas dando atenção especial ao equilíbrio articular e muscular da pelve.
O Tratamento baseia-se no repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia.

Thursday, February 8, 2007

Lesões escolhidas para apresentar

De entre as inúmeras lesões ao nosso dispor para apresentar escolhemos as seguintes:
-Fraturas;
-Pubalgia;
-Roturas musculares;
-Roturas dos ligamentos do joelho;
-Entorses;
-Estiramentos e distenções.

Nos seguintes post's explicamos cada uma das lesões:

Trabalhos elaborados no 1º período

No 1º período, entre outras coisas, iniciamos a pesquisa ao seguintes elementos estruturais do trabalho:
-Frequência dos diferentes tipos de lesões no futebol;
-Casos específicos de lesões mais graves ;
-Algumas curiosidades para incluir no trabalho final.

Iniciamos também a primeira apresentação do período que consistiu numa pequena referência à estrutura do trabalho a organizar (lesões, curiosidades, casos cunhecidos, e projectos em mente para realizar ao longo do ano).
Já com o trabalho planificado, começamos a elaborar o relatório e a apresentação de final do período.